Overblog
Edit post Follow this blog Administration + Create my blog

[Parte 2]Perguntas mais comuns em entrevistas e como responder

May 10 2019


[Parte 2]Perguntas mais comuns em entrevistas e como responder

Como sequência a esse texto aqui, vamos falar agora de mais algumas perguntas comuns em entrevistas de emprego, o que está por trás delas, de que forma podemos recebê-las e claro, como respondê-las.

Porque tu acha que deveria ser contratada?

Outras formas de perguntar: Do material que tu acessou da nossa empresa quais skills e experiências tuas tu entende que são compatíveis com a vaga? O que tu pensa ser um diferencial no teu perfil para ser aprovado nessa vaga?

O que queremos saber e como: Essa pergunta pode ser amedrontadora, de fato deixa muita gente nervosa, ela soa como se essa fosse a hora em que a pessoa precisa convencer a entrevistadora de que ela acima de qualquer outra pessoa, é a melhor pessoa para aquela posição. Na verdade o que está por trás dessa pergunta é ouvir da pessoa como ela se percebe e como ela avalia a oportunidade levando em consideração a demanda de trabalho e o que ela tem de experiências, conhecimentos e motivação para aplicar tudo isso. Tem gente que não tem a mínima noção do porque quer ir pra aquela empresa, e isso é tenso. É muito valioso quando a pessoa candidata lê com atenção a descrição da vaga e tudo o que pode sobre a empresa. Tem vezes que a pessoa já vem com as características que estão faltando e já cita o que está fazendo para desenvolver. E isso deixa a gente muito feliz :)

Como responder: É legal ter em mente essa pergunta mesmo que ela nunca seja feita, porque é importante ter claro pra ti o que tu realmente entendeu da vaga e da empresa e expor tua análise dessa combinação. Querer uma vaga mas não seja compatível contigo pode queimar teu filme.

Porque tu estás procurando um novo emprego?

Outras formas de perguntar: O que te motiva a fazer um movimento de carreira agora? O que está te fazendo olhar para oportunidades de mercado agora? Porque quer sair da empresa atual?

O que queremos saber e como: Esse questionamento é delicado, uma vez que tu procurou uma nova oportunidade é preciso ter desenvolvido um ótimo trabalho na empresa atual e ter boas coisas para contar sobre a empresa. Falar mal da empresa atual ou dizer: "não tenho mais espaço pra crescer" não é uma boa resposta. O que a entrevistadora quer saber é sobre a tua maturidade, profissionalismo e planos de carreira. Claro, ela também quer saber qual o teu padrão de comportamento na tua carreira, uma pessoa que muda de empresa antes de tentar se desenvolver, pode parecer estar fugindo de si mesma, não sendo comprometida com a carreira, com a própria jornada e muito menos com a empresa.

Como responder: Nesse caso mais uma vez vale revisitar o que significa pra ti o trabalho e o que tu faz, esse exercício de entender o que te motiva sair é tão importante quanto o exercicio de saber porque tu quer essa empresa em específico. Não precisa entrar em detalhes, mas esteja atenta a tua própria narrativa e motivações. Mudar por um salário melhor nem sempre é o melhor movimento.

Qual a tua expectativa para essa posição? O que tu espera encontrar aqui?

Outras formas de perguntar: O que tu espera da empresa? Como tu imagina que vai ser trabalhar aqui? O que mais te atraiu trabalhar aqui? O que significa essa mudança de empresa pra ti?

O que queremos saber e como: Essa é uma pergunta rica para nós recrutadoras, porque embora pareça que a gente só quer saber o que tem de errado no teu novo emprego, a gente na verdade — e mais uma vez — queremos saber o que tu pensa sobre as empresas que esteve, quais teus objetivos de carreira, como tu vê teu perfil aqui e claro o que tu já sabe de nós. O que tu busca num emprego, o que te motiva e quem és pode ser declarado nessa narrativa. Às vezes a gente não pode oferecer o que tu espera ou pode sim e aí é só alegria.

Como responder: Não responda o mesmo de sempre. Todo mundo responde: "estou querendo novas oportunidades de crescimento"… "mudar os ares", etc. Em vez de um clichê desinteressante que tal pensar de verdade porque tu quer trabalhar nessa empresa e buscar saber tudo a respeito dela? Que tal desenvolver mais teu autoconhecimento e entender o que é melhor pra ti? Crescimento? O que significa crescer pra ti?

Essas perguntas são muito comuns em entrevistas, mas não significa que elas sempre serão feitas, muitas empresas já abandonaram as clássicas e partiram para perguntas mais direcionadas a competências. De qualquer forma, fazer esses exercícios conceituais vai te dar muito mais noção de ti mesmo e com certeza te ajudarão antes durante e depois das entrevistas.

um beijo ❤

Share this post
Repost0
To be informed of the latest articles, subscribe:
Comment on this post